sábado, 2 de fevereiro de 2013

O Steampunk


É um movimento literário de ficção científica com histórias e temáticas ambientadas geralmente entre o século XIX e XX, adotando avanços tecnológicos compatíveis com o que era disponível na época, predominantemente as máquinas a vapor (daí vem o termo “Steam”, que é vapor em inglês). O exemplo mais óbvio, seriam as histórias de Julio Verne e Mary Shelley, que com certeza inspiram a estética desse movimento.



A ficção steampunk faz referência sobre a tecnologia real, teórica ou cinemática da era vitoriana e Eduardiana, em foco com a tecnologia a vapor, engrenagens, aparelhos mecânicos modernos e a Máquina diferencial. Embora não seja considerado um movimento artístico e sim, um movimento estético tecnológico, ainda é algo que se deva considerar, já que existe diversos aspectos que o tornam inclusive, subcultural.


Isto não é novidade tanto para a mídia quanto nos RPGs. O gênero Steam vem se popularizando e se mostra aos nossos olhos em filmes e desenhos animados, como a série O Mundo Perdido, o seriado e o filme James West, o filme De Volta Para o Futuro III e os anime Steamboy e Full Metal Alchemist. Os filmes A Liga Extraordinária e Van Helsing são outros exemplos que trabalham exatamente este período da literatura. Nos RPG's Até mesmo a série Final Fantasy utiliza algumas referências, especialmente nos episódios VI e Dirge of Cerberus: Final Fantasy VII.



Geralmente Bandas Steampunk misturam alguns elementos em suas músicas, como o industrial, indie, electronic, Musical Theater, Cabaret etc.


Entre outros: Clockwork Quartet, Diablo Swing Orchestra, Arcade Fire, DeVotchKa Etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário