terça-feira, 7 de julho de 2015

Como cuidar do seu coturno - Couro ou Vinil

Uma matéria super eficaz para deixar seus coturnos sempre perfeitos e em ótimo estado, tal como também aumentar ainda mais sua durabilidade

Quando adquirimos nosso primeiro coturno, ele é maravilhoso depois de lacear por completo e ter se adaptado aos movimentos das pernas/pés. Entretanto, enquanto usamos nossos coturnos, estes certamente estarão expostos à sol, poera e sujeira. Isso tende a fazer com que o couro fique desidratado e que comece ate mesmo a rachar, dando uma aparência envelhecida e muito descuidada.


Não, seu coturno não esta ficando "velho", eles apenas estão precisando de dois processos simples para ficarem como novos. Recomendação logo de cara: Nunca deixe o coturno secar no sol, o sol desidrata e faz seu coturno rachar mais ainda! Piorando assim a situação.

Para os Coturnos de couro

Hidratação + graxa, parece simples, porém deve se certificar de fazer esses processos corretamente. 


Hidratação - Use um lustra móveis (isso mesmo!), eles são ótimos para hidratar o couro, fora que eles formam uma camada protetora que irão proteger ainda mais. Utilize um pano/flanela para passar o lustra móveis em todo o coturno (sem muitos exageros). 
Após esse processo, deixe-o descansar por dois dias, para que penetre bem o produto e fique bem hidratado. Isso pode ser feito com qualquer sapato de couro.

Graxa - Existe latinhas de graxa e alguns frascos que engraxam seu sapato facilmente com uma esponjinha no bico do produto, mas acho uma droga. Particularmente prefiro os de latinhas, porque são bem mais pretos e o acabamento fica impecável.

OBS¹: Se o coturno for branco, logicamente você irá usar graxa branca. Porém se seu coturno trabalhar com duas ou mais cores, será muito dificil achar graxa com tais cores divergentes, portanto utilize a graxa preta, aonde apenas for preto (com muito cuidado).


Para engraxar você irá precisar de: Uma latinha de graxa, uma escova de dentes macia e uma escova de cerdas macias para lustrar sapatos (em sapatarias você pode acha-los).
Seu coturno deve estar Limpo e Seco, perfeito após aqueles dois dias de hidratação. Pegue a Escova de dentes e passe graxa de pouco em pouco em seu coturno.

Não estranhe se ele ficar opaco, pois é aí que você utilizara a escova de cerdas. Passe a escova com movimentos constantes e rápidos em todo o calçado, você ira reparar que ele pegará um pouco mais de brilho.

OBS²: Nunca engraxe o coturno molhado. Recomendável que faça isso no máximo duas vezes por mês, ou quando sentir necessidade.

Para os Coturnos de Vinil/Verniz

Ahh! O tão famoso Vinil, amado e odiado. É uma triste realidade de que vinil tem que ter o dobro de cuidado do que um couro, já que seu tecido tem um acabamento plástico e os riscos ficarão sempre marcados, sem chance alguma de serem tirados. Mas, vale algumas dicas para poder manter-los sempre seguros.

Para limpar, apenas use um pano umedecido com água.
Guarde o bonito com cuidado, se possível num saco de TNT para evitar que entre em contato com superfícies que possam riscar.

EXTRA - Coturno molhado
De repente você pegou um dia em que choveu bastante e pisou em poças de água e seu coturno ficou molhado. O que fazer?

Dica: Encha o coturno com jornal para absorver a umidade e deixe-o secar naturalmente na sombra. Se houve necessidade, apenas aplique a hidratação.

Espero que comecem a cuidar de seus coturnos a partir dessas dicas!
Com certeza eles durarão muito mais com esses processos. Já tenho os meus a 3 anos e estão em ótimo estado graças a esses cuidados!

Kei Hrist Agradece!

7 comentários:

  1. Caralho menina, você salvou o meu coturninho agora! Eu já estava até pensando em comprar outro, mas depois dessas dicas que eu sequer imaginava (sério), ele vai ficar novinho de novo! Muito obrigada mesmo! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha O intuito é sempre esse! Coturnos são caros demais para sempre estar renovando com a compra de outro, até por que o couro funciona dessa maneira, precisa mesmo de hidratação no mínimo. Você vai sentir essa diferença assim que hidratar <3

      Excluir
  2. Adorei as dicas!
    Tenho uma bota de vinil que amo (e quase não uso por causa do tempo, já que ele é muito quente) e sempre guardo ela com o maior cuidado. Agora vou cuidar ainda melhor dela! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Mone! É muito legal ver alguém que conhece como funciona o vinil e o quanto de cuidado precisa. Eu acho estranho ver as pessoas sempre reclamando do vinil, sendo que é inevitável que ele acabe riscando em algum momento, só o cuidado fará ele durar mesmo. Obrigada pelo comentário! Beijo <3

      Excluir
  3. Gostei muito do post. Comprei meu primeiro coturno a pouco tempo e esse post vai ajudar bastante.

    ResponderExcluir